Skip to content

Curso de formação em Data Science

Ainda no Rio de Janeiro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou o curso superior em Ciência de Dados. Nessa graduação, os estudantes adquirem conhecimentos sobre aprendizado de máquina, Big Data, estatística aplicada, econometria, criptomoeda, entre outros tópicos relevantes. Com base em estatísticas, a máquina aprende um comportamento e facilita a implementação de soluções para os negócios.

Big Data: o que é e qual a importância para o marketing?

Segundo o autor, são profissionais que não necessariamente trabalham diretamente na área, mas têm algum conhecimento e precisam dele em parte de sua rotina profissional. Esse tipo de curso de desenvolvimento web costuma ser o mais procurado pelas empresas brasileiras, principalmente porque a maioria delas ainda não tem um time de dados muito grande. A vantagem desse perfil é sua versatilidade, que permite uma adaptação a todos os mercados, inclusive menos maduros, como no Brasil.

Concursos por Profissão

cientista de dados

Para realizar essas tarefas, cientistas de dados exigem skills de ciência da computação e ciências exatas além daquelas de um analista de negócios ou analista de dados típico. O cientista de dados também deve entender os detalhes específicos do negócio, como fabricação de automóveis, e-commerce ou saúde. A especialização em ciência de dados ajuda a desenvolver as habilidades técnicas necessárias, além de promover o diálogo com profissionais referência no mercado de tecnologia da informação. Esse tipo de cientista de dados, provavelmente, está no mercado há muitos anos e já passou por várias etapas de desenvolvimento. Além disso, o profissional compreende que precisa estar em constante atualização.

Curso de programação: confira as opções para trabalhar na área

Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito Cibernético, que regula as relações sociais na internet. Com isso, a liderança do negócio pode atuar resolvendo os problemas dos clientes e investir em processo que os deixem mais satisfeitos. A satisfação gera confiança e amplia as possibilidades do cliente realizar uma nova compra. Ciência de dados e BI não são mutuamente exclusivos—organizações digitalmente experientes usam ambos para entender e https://pbvale.com.br/tecnologia/desenvolvimento-web-alem-do-comum-explorando-a-criatividade-na-programacao/ extrair valor de seus dados completamente. Apesar da demanda de mercado, o primeiro bacharelado em Ciências de Dados do Brasil só foi criado em 2019, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Carlos. Veja como o Amplitude, ferramenta com foco em analytics e marketing multicanal, potencializa o desempenho de produtos e aprimora a experiência do usuário de maneira inteligente e eficaz.

Como resultado, não é surpresa que o papel do cientista de dados tenha sido apelidado de “o trabalho mais sexy do século XXI” pela Harvard Business Review (link fora de ibm.com). As organizações estão cada vez mais dependentes deles para interpretar dados e fornecer recomendações acionáveis para melhorar os resultados dos negócios. Segundo levantamento da Robert Half, o cientista de dados é um dos profissionais mais requisitados de 2021, ao lado do especialista em cybersecurity e o analista de infraestrutura sênior.

Salários e perspectivas de carreira

Saber manusear o que há de mais novo no mercado coloca o profissional em um patamar elevado. Um cientista de dados costuma trabalhar com um time de Ciência de Dados na empresa. Dessa forma, as funções acabam ficando separadas entre os diferentes integrantes. Dados não-estruturados de clientes de uma empresa de alimentação, por exemplo, serão combinados e analisados por um cientista de dados. A partir disso, ele pode indicar os principais problemas que os consumidores enfrentam com determinado alimento ou padrões de consumo ainda não percebidos pela empresa porque os dados eram confusos.

  • Além disso, um cientista de dados também é responsável por visualizar os resultados de forma clara e compreensível.
  • Os cientistas de dados ajudam as empresas e os responsáveis a extrair informações do grande volume de dados coletados diariamente em seus sistemas.
  • Logo depois, grande parte do trabalho de Data Science envolve a limpeza e o pré-processamento desses dados para que seja possível padronizá-los e gerenciá-los de alguma forma.
  • Portanto, investir em formação e aprimorar habilidades é fundamental para se destacar nesse campo.
  • Elas abarcam uma combinação de educação formal, aprendizado contínuo e desenvolvimento de competências interpessoais.

Leave a Comment